Semana passada, enquanto pedalava pela ciclofaixa da Paulista, ao parar em um cruzamento, a senhora que fazia a sinalização disse que neste sábado, 22, haveria ciclofaixa novamente, pois seria Dia do Carro e isso poderia servir para trabalhar a cabeça dos motoristas.
| Cadillac Eldorado - Batel, Curitiba |
Acho interessante o ponto de vista da grande maioria das pessoas com relação ao carro. Lembro de ter lido textos na faculdade que remetiam ao pós-segunda guerra e ao alinhamento do Brasil com os EUA, incentivos ao crescimento do parque industrial e a discursos de Getúlio Vargas no sentido de se expandir a produção e comercialização dos bens de consumo. E, dentre geladeiras, eletrodomésticos e outros, estava o carro. Ou seja, carro é bem de consumo e não "patrimônio" ou "investimento" como muitos pensam. Carro só é investimento para revendedores e locadoras. Para nós, simples contribuintes, é um bem de consumo que perde seu valor com o tempo e o uso. Experimente comprar um carro zero quilômetro hoje e levar na semana seguinte na loja onde comprou. Você pagou 60 mil em um novo e a loja vai te pagar 50 mil (sendo muito generosa). Mas a grande massa pensa no carro como investimento e símbolo de status. É comum (e engraçado) ouvir as pessoas dizerem "meu retrovisor quebrou", "meu banco é de couro", "meu parachoque amassou". Pessoas que têm peças de carro nos seus corpos. Estranho e cômico. As peças são do carro e não da pessoa! Mas, deixa isso pra lá.
| Porsche 356 - Batel |
R$ 252,00 por dia? Mas isso daria pra andar de táxi pra todo lado e ainda sobraria!
É, sobraria. Mas o mais interessante dessa conta é o tempo que se perde. Outro dia, voltando do Ibirapuera, subi a Campinas rumo Paulista. Marquei um carro e observei quem chegaria primeiro. O carro, com seu motor 2.0, subia a alameda e me passava. O sinal fechava, eu o passava, com minha bike 21 marchas, pedalando devagar na marcha mais leve e sem fazer muita força. O sinal abria, o 2.0 me passava e logo empacava, eu passava de novo e seguia minha vida de lesma. Cheguei na Paulista e, depois de passar a próxima quadra, vi o 2.0 seguir seu avança/para eterno.
| Chevelle Malibu - Batel |
Bom, hoje é o dia do carro e vai ter muita gente dentro dele esperando por alguma coisa que nunca chega. Eu quero propor o Dia do Sofrimento do Motorista que é a figura principal dessa história, o ser humano, a pessoa, e não esse monte de metal e plástico tão idolatrado por todos.
Pra comemorar o dia do carro, neste domingo vou a Embu das Artes ver artesanato, comer alguma coisa e me divertir. E vou pedalando.
Sem comentários:
Enviar um comentário