23.8.12

de camelo

Estou sem carro. E sem carro penso em permanecer. A partir de agora, a força das pernas vai me locomover, além de outros artifícios, como o bilhete do metrô, o dinheiro do táxi e as turbinas do avião.

Mas e o camelo? Já li por aí que camelo é bicicleta em Brasília. E que o termo foi cunhado por Renato Russo nos anos 80. Eu fui morador da Ilha do Governador e, desde adolescente, quando pedalava pelo bairro, todos chamavam bicicleta de camelo. Não sei se Renato Russo levou este termo para o Rio, na época em que morou na Ilha, ou se o termo existia no Rio e foi parar em Brasília levado pelo cantor. Isso não importa muito.

O que importa atualmente é que tenho por hábito chamar bike de camelo e a que tenho aqui em SP tem nome, Amélia. Foi a 700C que comprei na Espanha e que me fez atravessar a Península, desde o País Basco até a Galícia, quase chegando a Portugal. Essa é outra história.

Esse blogue é para falar de bicicletas, de passeios, de viagens e de ideias sobre a bicicleta. Tenho arquivos do Caminho de Santiago que publiquei em março/abril de 2011 no antigo blogue e vou postar aqui em seguida. E o resto vai acontecendo. Gosto de escrever e gosto de compartilhar. Depois de ler muitos blogues de viajantes, cicloturistas e simpatizantes do uso da bicicleta, vi que escrever sobre o que se vive sobre uma bike ajuda muita gente. Me ajudou antes de viajar para a Espanha e espero poder ajudar quem quiser fazer o Caminho ou simplesmente passear por aí.


Sem comentários:

Enviar um comentário