20.6.13

São Paulo - Foz do Iguaçu - Preparativos

"É desafiante e motivador o desconhecido, o inesperado..."
Ana Vivian - www.pedarilhos.com.br

E com essa motivação do desconhecido, do inesperado, estou preparando as tralhas pra pegar a estrada e ir rumo a Foz do Iguaçu, a mil quilômetros de onde moro atualmente.

Morei em Foz de 1990 a 93, tenho melhores amigos por lá e sempre retorno à cidade. Já fui inúmeras vezes para lá, de ônibus, de avião, dirigindo, de carona, pulando de cidade em cidade. Só não fui de bicicleta. Esta é a ideia. Apesar de conhecer a estrada, as principais rodovias federais que ligam São Paulo à fronteira, é uma maneira diferente de se viajar. A paisagem passa mais lenta, há mais atenção ao entorno e a distância entre duas cidades, no interior do Paraná, pode dispender até meio dia para ser vencida.

Quando falo disso para algumas pessoas, os comentários são sempre os mesmos:
- Você é louco?
- Vá de avião!
- Venha de ônibus!
- Vamos fazer uma rifa pra pagar sua passagem! (mal sabem que ir de bicicleta pode sair mais caro que o avião)

O plano é seguir o mapa abaixo em 8, 10 dias, com média de pouco mais de 100 km por dia, já que não há muita variação altimétrica. Também é mais interessante buscar estradas alternativas, vicinais, de terra (se não chover), passando por fazendas e locais com pouco movimento de carros. Vou sair de São Paulo de ônibus até uma cidade fora do perímetro urbano e começar o pedal até Avaré. Dali parto para a represa de Jurumirim, cruzo a divisa de estados pela represa de Xavantes e sigo por cima do planalto ao norte, sentido oeste. Em Cascavel o terreno vai perdendo altitude até chegar em Foz, que fica a pouco menos de 200 metros acima do nível do mar.

Portanto, nos próximos dias, pretendo atualizar o blog diariamente com providências, dados da viagem, traquitanas a se carregar, novos caminhos, fotos e toda sorte de informação que um cicloturista gosta de propagar pela web.

¡Ultreya! 
¡Suseya!


Sem comentários:

Enviar um comentário